3º Simpósio Norte e Nordeste de Saúde e Ambiente
Jouko Rikkinen
Professor de botânica na Universidade de Helsinque, Finlândia. Recebeu doutorado em botânica pela mesma instituição em 1995. Seus interesses de pesquisa incluem a diversidade, distribuição e ecologia de sistemas simbióticos ao longo do tempo, com foco recente em simbiontes de liquens fósseis e existentes, fungos resinícolas, interações inseto-fungo e biota endêmica de ecossistemas montanhosos de África Oriental.
Ulla Kaasalainen
Pesquisadora universitária no Museu Finlandês de História Natural da Universidade de Helsinque, trabalhando em um projeto sobre inovações evolutivas de fungos em resinas modernas e fósseis. Obteve o seu doutorado em 2012 na Universidade de Helsinque com o tema “Cianobactérias e as suas toxinas na simbiose dos liquens”. Desde então, a sua investigação centrou-se principalmente na evolução dos liquens e nos fósseis de liquens, nas interações simbióticas, especialmente nos cianoliquens, e na diversidade dos liquens tropicais, particularmente na África Oriental.
Leonardo Dall’Agnol
Professor adjunto do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente (PPGSA), além do programa Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTAmb). Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Genética e Biologia Molecular (2009) pela mesma universidade e doutorado em Química Sustentável pela Universidade Nova de Lisboa (2013) com grau Marie Bolsa Curie (projeto BIOCOR ITN). Tem experiência nas áreas de: (i) diversidade de microrganismos, especialmente cianobactérias e liquens; (ii) bioinformática; (iii) microbiomas/metagenomas. É presidente do Capítulo Brasileiro da Marie Curie Alumni Association (MCAA).
Gustavo Soares Iório
Geógrafo com bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Viçosa, e mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor no Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Viçosa. Membro do grupo de pesquisa e extensão PoEMAS (Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade), sua pesquisa se concentra na crítica da economia política da mineração, com foco na Zona da Mata (MG), analisando a reestruturação regional, impactos sobre o espaço agrário e relações campo-cidade. Além disso, desenvolve projetos de Cartografia Social com comunidades rurais na Serra do Brigadeiro (MG) e integra o Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa.
João Botenttuit
Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. É professor Associado III da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado – Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional). Bolsista de Produtividade da FAPEMA. É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP.
Paulino de Sousa
Possui graduação em Filosofia – CEARP (1987), graduação em Ciências Sociais – Institut Catholique de Paris (1995), mestrado em Ciências Sociais – Institut Catholique de Paris (1996), doutorado em Ciências Sociais – Institut Catholique de Paris (2002) e doutorado em Sociologia – Université Paris Diderot (2002). Pós doutorado na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines(França) sob a supervisão de Frédéric Lebaron. Foi chefe do Departamento de Educação II . Entre os anos de 2019-2021 foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Socias. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Quantificação, Estado, sociologia do desenvolvimento e da educação.
Eduardo Bezerra
Professor Associado I do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Diretor de Pesquisa na AGEUFMA. Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Fez Mestrado e Doutorado em Botânica pela UFRPE. Fez Pós-doutorado no New York Botanical Garden, Estados Unidos. É docente permanente no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação e da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte). Foi Chefe do Departamento de Biologia e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da UFMA. Em 2019, no Prêmio FAPEMA Terezinha Rêgo, recebeu uma Homenagem de Honra ao Mérito Científico-Tecnológico pelo reconhecimento a contribuição para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação no Maranhão. Faz parte do Comitê Técnico do Conselho Estadual de Educação do Maranhão. É Curador do Herbário do Maranhão da UFMA. Membro Efetivo da cadeira 46 na Academia Maranhense de Ciências. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Desenvolve projetos nas áreas de Botânica e Etnobotânica, com ênfase em florística, fitossociologia e formas de uso da vegetação e taxonomia em áreas de dunas e restinga.
José Manuel Macário Rebelo
Biólogo, mestre em Entomologia (USP) e doutor em Zoologia (UNESP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Biologia. É professor orientador nos programas de pós-graduação PPG-Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte; PPG- Ciências da Saúde e PPG-Biodiversidade e Conservação. Atua nas seguintes linhas de pesquisas: i) Ecologia de insetos vetores de arboviroses, leishmanioses, malária e doença de Chagas; ii) Promoção de educação, saúde e qualidade ambiental nos termos da saúde única.
Lívio Martins
Médico Veterinário pela UEMA, Mestrado e Doutorado em Parasitologia pela UFMG, Doutorado Sanduiche na Universidade de Munique, Alemanha, Pós doutorado no USDA, Estados Unidos e no Roslyn Institute da Universidade de Edinburgh, Escócia. Atualmente é Professor Associado do CCBS da UFMA, Membro da Academia Maranhense de Ciências, Diretor regional da Associação Internacional de Caprinos (IGA), Membro do comitê de diretrizes (Guideline Committee) da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP), Membro do Comitê de especialistas em manejo de resistência carrapaticida (FAO/ONU), membro do comitê de assessoramento do CNPq e Presidente do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária (CBPV). Os projetos de pesquisa atuais incluem os estudos em Biologia de carrapatos, moscas e nematóides em regiões tropicais, parasitos resistentes e novas formas para controla-los, estudos de diversidade parasitária e coinfecções em diferentes espécies hospedeiros.
Zulimar Márita Rodrigues
Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão (1990), mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado e do Curso de graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Geografia, Geografia da Saúde, Indicadores Urbanos, Violência de Gênero.
Arkley Marques Bandeira
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), Especialização em Educação Ambiental (2005), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente, é Docente do Ensino Superior da Universidade Federal do Maranhão – Departamento de Oceanografia e Limnologia. Integra o Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade PGCult UFMA (Mestrado e Doutorado) e Desenvolvimento e meio Ambiente PRODEMA – UFMA e Doutorado em Rede PRODEMA como docente permanente. Coordena o Observatório Cultural do Maranhão – PGCult – UFMA e o Laboratório de Arqueologia e Estudos Culturais -LAEC – DEOLI – UFMA. Coordena o Curso de Licenciatura e História PARFOR CAPES da UFMA. Tem experiência nas áreas de Arqueologia, História e Estudos Culturais, com ênfase nos seguintes temas: sambaquis, cerâmica pré-histórica, patrimônio cultural, e em políticas culturais e estudos culturais. É membro permanente da Sociedade de Arqueologia Brasileira, da Associação Brasileira de Arte Rupestre, e membro fundador da Casa da Memória do Instituto do Ecomuseu do Sítio do Físico, em São Luís – MA.
Maria das Graças Ferraz Bezerra
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará, especialização em Politica Internacional de Ciência e Tecnologia pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, área de concentração Antropologia. Analista em ciência e tecnologia sênior do Museu Paraense Emílio Goeldi/MCTI e é líder do grupo de Pesquisa em Socioeconomia e Sustentabilidade do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável. Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, principalmente nos seguintes temas: Amazônia, conhecimentos tradicionais, inovação e transferência de tecnologia, biodiversidade e biotecnologia.
Rosane Guerra
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1980), Mestrado em Patologia Experimental pela Universidade Federal Fluminense (1988) e Doutoradoem Imunologia pela Universidade de São Paulo (1996) . Pós-doutorado (2007), no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz – FIOCRUZ e na Texas A&M University (2022). Diretora de Pesquisa da UFMA (2003-2004). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (2000- 2003).Coordenadora do Departamento de apoio a Inovação da UFMA (2009). Diretora-Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e tecnológico do Maranhão – FAPEMA (2009-2012 e 2013-2014). Secretária de Estado em Ciência e Tecnologia (2012-2013). Atualmente é Professora Titular e Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde na UFMA.Área de atuação: Imunologia com enfoque nos seguintes temas: Efeito de produtos naturais sobre o sistema imune, em especial na diabetes, na imunidade oral e nas infecções bacterianas e fúngicas.
Rosângela Fernandes
Professora do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, atualmente, exerce o cargo de Diretora de Pós-Graduação na AGEUFMA. Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, Especialização em Saúde Pública pela FSP/USP, Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências pela FMRP/USP, Pós-doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFMA e Pós-doutorado na University of Southampton, UK.
Desenvolve projetos científicos na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sono, crescimento infantil, mortalidade infantil, prematuridade, cesariana e violência contra mulher. Coordena os projetos de pesquisa das coortes em São Luís pelo consórcio RPS (Ribeirão Preto, Pelotas e São Luís). É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.
Mayara Lima
Graduação em Ciências Biológicas pela UFMA, mestrado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz. Doutorado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia e Pós-Doutorado no grupo de Genômica Populacional Microbiana da Universidade de York, Reino Unido, Coordena o Grupo de Pesquisa em Biotecnologia e Genética aplicadas à saúde (BioGen), que está vinculado ao Laboratório de Genética e Biologia Molecular da UFMA (LabGeM-UFMA). Professora permanente do programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA, onde também atua como coordenadora do PPGSA-UMA. Possuí experiência na área de Biotecnologia e Genética Molecular, especialmente na utilização de metodologias biotecnológicas e moleculares no mapeamento de biomarcadores e desenvolvimento de métodos diagnósticos em doenças infecciosas, com ênfase em hanseníase e leishmaniose.
Flávia Amaral
Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (1983). Especialização em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Lamasson (1985) e Administração Hospitalar pelo Centro Médico Naval do Rio de Janeiro, Ministério da Marinha (1985). Habilitação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1987). Mestrado em Saúde e Ambiente pela UFMA (1999); atualmente professora Titular, lotada no Departamento de Farmácia/Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/UFMA, responsável pelas disciplinas obrigatórias de Fitoterapia e Homeopatia. Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente/CCBS/UFMA e Ciências da Saúde/CCBS/UFMA Desenvolve pesquisas em “Biotecnologia Aplicada a Saúde”; abrangendo as etapas dos estudos de validação (eficácia, segurança e qualidade), visando obtenção de bioprodutos certificados a base de recursos naturais regionais, com atuação nas linhas de “Sociobiodiversidade e Bioprodutos” e “Assistência em Fitoterapia”. É membro titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Academia Nacional de Farmácia, ocupando a cadeira de número 64, da seção de Ciências Naturais. Também é membro efetivo da Academia Maranhense de Ciências, ocupando a cadeira de número 45.
Istvan Varga
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1983), Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado (2002) e pós-doutorado (2003) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Coordenador da Comissão Executiva e Presidente (em exercício) da II Conferência Nacional de Saúde para os Povos Indígenas (1993). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entre outubro/2003 e abril/2009. Atualmente é Professor Associado do Depto. de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da UFMA, e docente permanente do Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Coordenador Geral do Núcleo de extensão e pesquisa com populações e comunidades Rurais, Negras, quilombolas e Indígenas (NuRuNI) do Departamento de Sociologia e Antropologia e do PPGSA da UFMA. Membro associado da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ), da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO – GT Racismo e Saúde).
Hermes Luz
Biólogo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2010), Mestre (2012) e Doutor (2014) em Parasitologia Veterinária pela UFRRJ. Pós-Doutorado em Parasitologia Veterinária pela UFRRJ (2014-2016); Pós-Doutorado em Doenças Parasitárias e Epidemiologia pela Universidade de São Paulo (USP) (2016-2019). Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/Renorbio/UFMA (2019-2021). Professor de Parasitologia Veterinária da Faculdade Florense, São Luis, MA (2021-2022). Atualmente é Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/Renorbio/UFMA (2023). Também, Professor colaborador nos Programas de Pós Graduação em Saúde e Ambiente, e Biodiversidade e Conservação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFMA. Professor das disciplinas de Parasitologia de Animais Silvestres para o curso de Ciências biológicas da UFMA, e Professor colaborador na disciplina de Parasitologia Humana para o curso de Medicina da UFMA. Estuda a taxonomia (morfológica e molecular) e bioecologia de artrópodes causadores de doenças e/ou vetores de agentes patogênicos (ácaros, carrapatos e moscas) de importância médica e veterinária.
Denise Coutinho
Possui graduação em Farmácia, com habilitação em Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (1994), especialização em Fitoquímica pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (1999), e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Fez seu pós-doutorado na Universidade da California, Los Angeles (UCLA), nos EUA, como bolsista do Programa Ciências sem Fronteiras (CNPq), em 2013-2014, trabalhando com biologia molecular para autenticação de drogas vegetais.. É professora associado da Universidade Federal do Maranhão, ministrando na graduação a disciplina de Farmacognosia II e Fitoterapia. Faz parte como membro permanente dos Programa de pós-Graduação em Saúde e Ambiente e Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão a nível de mestrado. É professor permanente da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), nível doutorado. Desenvolve pesquisas nas áreas de controle de qualidade de drogas vegetais , através de anatomia vegetal e DNA Barcoding, estudo fitoquímico de extratos vegetais e óleos essenciais, avaliação de atividade biológicas in vitro de plantas e seus produtos e desenvolvimento de formulações fitoterápicas com estudo de estabilidade. Trabalha com Práticas Integrativas e Complementares (PICs) como: Acupuntura, Auriculoterapia, Aromaterapia, Fitoterapia, Florais de Bach e Reflexologia.
Leonardo Soares
Possui graduação em Ciências Aquáticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas (UFMA), doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede PRODEMA) e Pós-doutorado em Planejamento Ambiental e Geoecologia da Paisagem (UFC). Atualmente é professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Oceanografia e Limnologia. Na Pós-Graduação é docente permanente do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Associação Plena da Rede PRODEMA (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS, UESC e UFMA), professor permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFMA e Professor permanente do Mestrado em Saúde e Ambiente da UFMA. Na Gestão Superior, foi Pró-reitor de Assistência Estudantil da UFMA (2019-2023) e atualmente exerce o mandato de Vice-Reitor da UFMA (2023-2027). Fundador e coordenador do Laboratório e Grupo de Pesquisa em “Ciências e Planejamento Ambiental” da UFMA. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão de Bacias Hidrográficas, Gerenciamento Costeiro e Avaliação Ambiental Integrada. Na gestão superior atua nos seguintes conselhos universitários: Conselho Superior (CONSUN) da UFMA, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFMA e Conselho de Administração (CONSAD).
Luciana da Silva Bastos
Possui graduação em Ciências Biológicas Universidade Ceuma; Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Pós doutorado pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Tem experiência em elaborar projetos científicos e monográficos bem como na área Educação Ambiental, Microbiologia atuando nos seguintes temas: indicadores microbiológicos de qualidade em alimentos e água; Balneabilidade. Educação ambiental formal e não formal. Atualmente é colaboradora no Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Docente do Programa Ensinar (Uema).
Pâmela Ruth Santos Viana
Biomédica especialista em Hematologia Clínica e Mestre em Saúde e Ambiente. Possui profundo interesse em Hematologia Clínica e Laboratorial, atualmente exercendo a função de Analista Clínico no setor de Hematologia no Laboratório Cedro, onde contribui para o diagnóstico e monitoramento de doenças sanguíneas.
Marizélia Rodrigues Costa
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1985), mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (1998) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Atualmente está na classe Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, saúde escolar, saúde da criança, crescimento e desenvolvimento e adolescência.
Arlene De Jesus Mendes
Graduação em Enfermagem/UFMA, Licenciatura em Enfermagem/UFMA, Especialização sob a forma de Residência em Enfermagem Clínico-Cirúrgica/UFBA, Especialização em Educação em Saúde (UFRJ) e Especialização em Metodologia do Ensino Superior/UMA, Mestrado em Saúde e Ambiente/UFMA, Doutorado em Patologia Humana/UFBA. Foi Chefe do Departamento de Enfermagem/UFMA por três mandatos, Diretora de Pós-Graduação e Pesquisa do HUUFMA, Editor científico da Revista de Pesquisa em Saúde/HUUFMA, Coordenadora da Residência em Enfermagem/HUUFMA, Docente titular do Departamento de Enfermagem/UFMA, Diretora da Divisão de Estágio/PROEN/ UFMA. Atualmente, Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFMA (mestrado) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (mestrado e doutorado)/UFMA. Líder do grupo de estudo em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis-GEPDT. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: leishmanioses, HIV/Aids, tuberculose e geoprocessamento dos agravos da saúde.
Tânia Keiko Shishido Joutsen
Pós-doutoranda no DNA sequencing and genomics lab, Universidade de Helsinque (Finlândia), onde desenvolve pesquisa utilizando analyses de metagenomica, metatranscriptomica e metabolomicas de liquens com focus em produtos naturais. Recentemente, visitou o Fungal Natural Products group no Westerdijk Fungal Biodiversity Institute (Países Baixos), onde utilizou Aspergillus oryzae para biosintetizar compostos produzidos por liquens.
Marilande M. Abreu
Antropóloga e Psicanalista. Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão – DESOC/UFMA. Doutora em Ciências Sociais/UNICAMP. Estágio Doutoral na Universidade de Paris (Sorbonne Cité). Pós-doutorado em Antropologia na École Pratique des Hautes Études/EPHE. Pós-doutorado em Psicanálise na École Doctorale Études Psychanalytiques, Universidade de Paris (Sorbonne Cité). Graduação e Mestrado em Ciências Sociais/UFMA. Realiza estudos e pesquisas sobre Questões Étnicos Raciais e Patrimônio Imaterial, Memória e Inconsciente, Relações de Gênero, Sexualidades Dissidentes e Processos de Subjetivação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular – GP Mina; e do Museu Afro Digital do Maranhão – MAD/MA-UFMA. Editora Científica da Revista Deslocamentos/ Revue Déplacements. Presidente do Comitê Editorial do Boletim da Comissão Maranhense de Folclore. Realiza pesquisas etnográficas em casas de tambor de mina, e outras práticas de matriz afro-indígena no Estado do Maranhão. Tradutora de textos em língua francesa. Membra da Associação Brasileira de Antropologia – ABA. Membra da Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA. Sócia da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência – SBPC.
Alexandra Martins dos Santos Soares
Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em biociências e biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Concluiu doutorado em biotecnlogia pelo RENORBIO. Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente e Programa de Doutorado da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – BIONORTE, atuando em projetos interdisciplinares. Atua principalmente usando estratégias de bioquímica e bioinformática para buscar bioativos com potencial uso sobre parasitos de importância veterinária, assim como busca de novos inibidores para enzimas-chave destes parasitos, como forma de controle alternativo. Tem experiência no ensino EAD, tanto na ministração de aulas, quanto orientações de trabalhos de concusão de curso.
Wallyson André dos Santos Bezerra
Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual do Piauí UESPI (2021). Biomédico pelo Centro Universitário Uninovafapi (2018). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2022), na área de Biotecnologia aplicada ao estudo de produtos naturais, com linha de pesquisa em Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte – UFMA (2022). Atualmente professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), vinculado ao Curso de Ciências Biológicas (CESZD). Tem experiência em docência do ensino superior, com diversas disciplinas nas áreas de ciências biológicas e da saúde, análises clínicas, além de possuir estudos na área de bioinformática relacionados a docking molecular de proteínas e produtos naturais.
Aquino José Aquino Junior
Professor Adjunto da Carreira do Magistério Superior lotado no Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de Geografia da Saúde e suas interfaces com as Ciências Ambientais, com ênfase no uso de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Desenvolve pesquisas sobre a compreensão dos condicionantes socioambientais de arboviroses em territórios complexos, de agravos em saúde decorrentes da precariedade ou falta de saneamento básico e relacionados a saúde mental. Atua hoje no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade Federal do Maranhão como membro permanente. Integra o corpo docente dos programas de pós-graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA), Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e em Geografia (PPGGEO) na Universidade Federal do Maranhão, onde exerce atividades de ensino e pesquisa.
Raimundo Luís Cardoso
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Saúde e Ambiente. Enfermeiro da UFMA. Atualmente é pesquisador e coordenador do campo de saúde do Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais, Negras Quilombolas e Indígenas (NuRuNI). Membro do Comitê Estadual de Saúde da População Negra, Comunidade Tradicionais e Quilombolas do MA, e do Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Maranhão (FEDERMA). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica, e Atenção Primária à Saúde (APS), atuando principalmente na área de Saúde Coletiva, com ênfase em saúde de comunidades negras e rurais, quilombolas e indígenas.
Wellyson Da Cunha Araújo
Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-graduação. Graduado em Farmácia pela Faculdade de Imperatriz. Formação Pedagógica em Biologia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Docente da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e da Universidade Ceuma. Docente Permanente dos Programas de Pós-graduação em Biociências Aplicadas à Saúde e Gestão de Programas e Serviços de Saúde da Universidade Ceuma. Docente Colaborador do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão. Bolsista Produtividade (2024-2025) pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Possui experiência nas áreas de assistência e atenção farmacêutica, saúde pública, bioquímica, farmacologia, microbiologia, parasitologia, produtos naturais e ciências ambientais.
Ana Paula Muniz
Possui graduação em Farmácia- Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Pós graduada em Citologia Clínica, Possui experiência profissional em farmácia oncológica, farmácia hospitalar e farmácia clínica. Mestre do Programa de Pós-graduação Saúde e Ambiente da UFMA. Apresenta como linha de pesquisa, investigação de subprodutos oriundos de vegetais como estratégia no combate a doenças negligenciadas. Doutoranda em Biotecnologia/ Renorbio – UFMA. Farmacêutica hospitalar com ênfase em Oncologia, especialista em Citologia Clínica e Farmácia Clínica, mestre em Saúde e Ambiente (UFMA), doutoranda em Biotecnologia (UFMA), coordenadora do CEP Uninassau e pesquisadora focada em produtos naturais.
Clarice Noleto Dias
Possui graduação em Farmácia, com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestrado em Saúde e Ambiente pela UFMA. Doutora em Farmacoquímica pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participa de projetos de pesquisa desde a graduação. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: Metabolômica, Produtos Naturais, Óleos Essenciais, Floroglucinois, Fenólicos, Técnicas Analíticas Químicas, Atividades Biológicas e Caracterização Farmacobotânica.
Beatriz Ribeiro Ferreira
Doutoranda em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos-UFRJ. Mestre em Ciências da Saúde e Ambiente-UFMA (2023). Especialista em Perícia Criminal pela IPOG (2022) e Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, UFPI (2022). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão. Foi voluntária do projeto “A Leitura e a vivencificação do idoso”. Foi Monitora de Histologia na Universidade Estadual do Maranhão; Pesquisadora no Laboratório de Parasitologia Humana. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FAPEMA) abordando a temática: Roedores Mus musculus infectados com Schistosoma mansoni: parâmetro comparativos entre machos e fêmeas, diabetes mellitus e consumo de álcool. Tem interesse na área de Bioquímica com ênfase em plantas medicinais, tal como Parasitologia e Animais de Laboratório.
Antonio Rafael da Silva
Professor Antonio Rafael da Silva graduou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Fez Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor da disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias no Curso de Graduação em Medicina (UFMA). É Professor Emérito da UFMA. Presidiu a comissão de implantação do PPGSA, onde atuou como coordenador e professor permanente. Atualmente participa como professor colaborador da disciplina Grandes Endemias. Exerceu os cargos de coordenador do curso de Graduação em Medicina e diretor do Departamento de Extensão e Estágio da UFMA, membro do Conselho Federal de Medicina, presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), conselheiro da SPBC e integrante do Comitê de Controle da Malária do Ministério da Saúde. É membro da Academia Arariense- Vitoriense de Letras. Tem livros publicados na área de endemias e populações vulneráveis. Recebeu várias homenagens em sua vida acadêmica, destacando-se o Prêmio FAPEMA 2013, a Distinção Honorífica Palmas Universitárias 2009, Homenagem Especial Pelos Relevantes Serviços Prestados na Área da Saúde da Câmara Municipal de São Luís, 2008. Atua nas áreas de doenças endêmicas infecciosas no Centro de Referência em DIP (CREDIP/UFMA) e no município de Buriticupu, MA, especialmente no tema epidemiologia e controle da malária, leishmanioses, hanseníase.
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve